quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Quando compramos por impulso...

Quem nunca comprou por impulso ponha o dedo no ar! Sapatos, malas, bolsas para isto, carteirinhas para aquilo. Tudo serviria como pretexto para comprar qualquer coisinha. Coisas essas que pouco ou nenhum uso têm tido ao longo destes anos. Se surgisse a oportunidade abria uma loja em segunda mão, com material de primeira :). 

Desde que me julgo por costureira, que ao passar em lojas de acessórios (bolsas, lenços, ect), penso que faço umas idênticas que dão p'ró gasto com a carrada de tecidos que para ali tenho, ou quando vejo encharpes com tecidos de qualidade mediana caríssimos e penso " Nã nã, saem mais caro que um metro de tecido, tenho lá uns que ficam mesmo bem" enfim e raramente tenho tempo para fazer alguma coisa para mim. O que é certo é que compras dessas de impulso não tenho feito, pois temos que poupar e parar de comprar só porque sim. Mas depois vem o meu calcanhar de Aquiles, os sapatos. Os que são comprados por impulso nunca são demasiado extravagantes para a carteira, os que na altura precisamos mesmo, mas mesmo, mesmo, são um poucachinho mais... como hei-de dizer, carotes, e esses sim duram realmente a vida toda. Mas mesmo assim, porquê Deus, ahhh?? Porquê.... Já para não falar daqueles que não havia o número, mas que na altura o pé como por milagre encolheu (é que ele há coisas inexplicáveis), pois tenho uns quantos pares NOVOS que um dia ponho ai à venda ou ofereço a quem calce o 39/40.

Estes estavam na prateleira dentro de uma caixa por estrear, há.... 4 (cof cof) anos :p (porque uso sempre os mesmos, não sou nada de andar a trocar diariamente de sapatos)

 E vocês... qual é o vosso calcanhar de Aquiles?

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Obrigada às criticas

Este post vem depois de uma reflexão que fiz depois de ter duras criticas a um post onde havia um desenho que recortei de uma agenda que me ofereceram, e sim, eram ilustrações de uma autora que para minha pena não consegui identificar na altura, independentemente do meu infortuno, admiro imenso o seu trabalho, tal como excelentes ilustradores e designer's que temos por cá. As criticas serviram-me, como tal eliminei o post pois lesava a autora nos seus conteúdos e na falta de ser identificada. No entanto juntamente com esta eliminação foram também os comentários que a mim foram dirigidos, como tal quem os fez, fez bem. 
Por aqui vai-se crescendo e alguns dos erros que foram cometidos há dois anos perderam-se, não devido a duras criticas, mas apenas e só pelo crescimento pessoal e algumas dicas simpáticas de pessoas que partilham dos mesmos gostos, blogs e afins (o post tinha dois anos, quando este blog era uma mera brincadeira).

Agora vou para a frente e por isso fazer sempre o melhor que sei e fundamentalmente aquilo que gosto. 
Beijinhos e abraços da Martinha

domingo, 27 de outubro de 2013

Casinha de Leitura* Domingo* DIY

Novas ideias, DIY ( do it yourself) é o lema nas leituras de hoje

Festas e festarolas, ideias para fazer em casa aqui...
Bolas, movimento é o que me lembro quando vejo as cores do Oh Happy Day!
Com umas ideias diferentes, um pouco loucas, aqui a imaginação não tem limites...

E estas ideias que só de ver dá vontade de tentar... pelo menos fica a boa vontade!





(Images from Pinterest)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Obrigada Rosa

Um dos primeiros blogs que comecei a seguir com muita frequência há cerca de 5 anos foi o blog a ervilha cor de rosa. Um blog com o qual sempre me identifiquei e muitas vezes sonhei se algum dia iria ser como a Rosa Pomar. Investigadora e interessada na arte das lãs, na sua história, e na sua técnica. Um dia fui a rua onde fica a Retrosaria, ou melhor fui ao prédio e ao andar, mas infelizmente estava fechada. Passaram-se os anos, encomendas online à mistura, porque isto de viver longe às vezes não ajuda, e ainda não tive o privilégio de lá voltar. No blog da Rosa sempre que posso deixo um comentário. Até já me desafiei a mim mesma e perguntei-lhe se um dia poderia ir para o meio das ovelhas, daquelas lá de cima, e ver do princípio ao fim, todo o processo pelo qual a lã passa até lhes podermos por as mãos e criar. E sim, um dia faço umas meias, faço, faço. 

Há uns meses a Rosa Pomar lançou um livro, via-o nas livrarias por onde passava. Nas grandes e nas menos grandes e deixei passar muitas vezes, ficando sempre com um remoinho na ponta dos dedos dos pés por ainda não ser dessa. Mas.....

Ontem, foi ontem, olhei para ele e ele olhou para mim, finalmente comprei O LIVRO da Rosa Pomar. Folheei outros, mas este é o meu. Digo-vos que veio tarde, mas em boa hora. Tem imagens lindas, um texto simplificado, e a história que só uma investigadora nesta área nos podia contar.

Obrigada Rosa Pomar por me mostrares que por trás de um novelo existe muito mais....



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Say thank you.....

Agradeço todos os dias, por gestos pequenos, grandes, silenciosos. Agradeço quando devia ser o outro a agradecer, agradeço a mim mesma! :) sim porque às vezes é preciso. Por aqui vou começar a agradecer a todas as pessoas que me têm inspirado. Vai ser como que uma "rubrica" aqui desta minha casinha. Inspirações em várias ocasiões, situações. Pessoas que me fazem abstrair, que me fazem sobressair, que me fazem esquecer o mundo lá fora e olhar mais para mim, e pessoas que me fazem parar e ver que lá fora há um mundo real. Estejam atentos! Podem ser vocês, leitores, a receberem um obrigado! ;)

Beijinhos e abraços da martinha 

I say thanks everyday, for small acts, big one's and silence acts. I say thank you even when someone  should say the same to me and dont. I say thanks to myself. Here in my blog i will start to say thank you to some people that are important in some ways for me and my life. Be alert, you can be the next to receive a thank's.

xxx Martinha

sábado, 19 de outubro de 2013

For kings and queens !!

Há dias falei com uma amiga e futura "cunhada" sobre acessórios que se utilizam em sessões fotográficas com  bebés, à parte se gosto ou não, é relativo, o que é certo é que por fim a Lili acabou por me perguntar se eu podia fazer coroas em crochet, achei que não tinha nada de muito cientifico e se para ela dava jeito tanto melhor. As coroas são muito rápidas e práticas de fazer, e como sempre a originalidade está na escolha dos materiais e nalgum pormenor que se acrescente.  

A few days ago I spoke with a friend and future "sister-in-law" on accessories that are used in photographic sessions with babies (apart if I like it or not, is relative) but if it's relevant for Lili, why not. She asked me if I could make some baby crowns in crochet, I thought there was nothing very scientific. Crowns are very fast and practical to do, and as always the choice of materials and in some detail for the addition is that make a difference.








domingo, 13 de outubro de 2013

Que festa!!!

A falta de $ não foi impeditivo que fizesses uma festa que foi a tua cara. Diferente, nada "conventual"... sem dúvida o casamento de 2013! Permitiste matar saudades de uma vida que eu ambicionei que amei viver, mas que por alguma razão mudou. A vida muda. A tua tem vindo a mudar e ontem mostraste aos teus amigos o amor da tua vida. Foi Lindo... E ainda me deu gozo fazer a tua prenda, onde houve espaço para recordações e história. Eu adorei!! Adoro-te. Parabéns meus passarecos.







* Doces feitos com amor, com fruta da época aqui da terra, apanhada por mim. Panito alentejano porque onde tu estás não o apanhas assim com facilidade. O talego da avó com muitos anos. Lá dentro tremoços (porque nos faz lembrar uma tasca de Sines, tive pena de não arranjar os famosos "pipis") Bombocas doces doces, marmelada, oregãos, vinho do porto, linguiça e chouriço, patês de sardinha, um naperon com renda da bisa, e dois chapelinhos de chuva da marca Regina* 


Aqui vai:
"Amo-te sem saber como, nem quando, nem onde, amo-te simplesmente sem problemas nem orgulho: amo-te assim porque não sei amar de outra maneira" Pablo Neruda 

(As fotos da festa não vão aparecer aqui por diversas razões, uma delas porque como foi à noite a qualidade deixou muito a desejar)


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A selection of Pinterest

Semanalmente dou um olhinho no Pinterest.... adoro as fotografias que vou encontrando e ainda o que vai para além das fotografias, diy, patterns, tutoriais... um mundo às nossas mãos (literalmente), difícil é seleccionar. Aqui fica um cheirinho de algumas imagens retiradas de lá, que já estão no meu Pinterest aqui!




(Images from Pinterest)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Casinha de leitura * Sexta-feira

Aqui... belas imagens, e que rapariga inspiradora !
Inspirações aqui, ideias a por em prática...
Já conhecem a Pink Penguin, a Ayumi tem ideias lindas, ensina nos seus tutoriais e já lançou um livro, não querem espreitar?
Mais actualizado que nunca está o blog da Ritacor... e a viagem à Índia, ai ai que sonho, quem sabe um dia!

Espero que gostem! E já sabem... não se esqueçam de comentar!
Beijinhos e abraçinhos

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Com tomates fazes... parte I

Leva tempo, mas vale bem a pena e tem mesmo que ser feito no fogão e por etapas, foi assim que a minha avó me ensinou e assim vou continuar a fazer. Não há segredos, não se explica, vai-se vendo e passando a colher de pau. Sempre com um pau de canela e uma raspa de limão. O peso da fruta ou seja o que for, com o mesmo peso de açúcar, se não menos um pouco. Em relação ao doce de tomate só peso depois de ele perder grande parte da água que deita. Às vezes é ingrato porque de uma grande quantidade acaba por sobrar pouco. 

Hoje está aqui um exemplo do que fazer com tomates... um exemplar para uma pessoa exemplar! 




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dizem por aí, e eu aqui...

Sim, já tinha pensado no assunto, mas ficava com os pensamentos só para mim. Pensava "será que as pessoas que lêem o blog não gostam de deixar comentários, que hoje leram, mas que o que lá escrevi não encheu os olhos de quem leu? Será que não se aperceberam que podem deixar comentários?" Pois depois de ler o post no blog Pano pra mangas e no FB do também blog amo-te mil milhoes decidi partilhar esta mensagem. Os comentários dão-me alento, incentivam-me a ser melhor todos os dias por aqui e por lá e lembram-me todos os dias que vale a pena continuar e que desistir não é solução. 

Aqui há um pouco de tudo, manualidades, histórias de vida, invenções e reflexões e ainda aceito sugestões. Agora é só juntar o vosso comentário ao meu post. Viram que bela união temos aqui? Bora lá.... fico à espera.

Beijinhos e abraços da Martinha 

(Imagem criada por Virgínia Otten, do blog amo-te mil milhões)