segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Já passou 1 mês! Viva a chiquitita!!

Passou 1 mês, a minha pequenina já tem 1 mês, por várias razões nasceu dia 12 e ainda bem. E desde então... Ufa! Como hei-de começar?! Muitos de vocês sabem como poderá ter sido, alguns de vocês haverão de achar que exagero nas palavras e sentimentos e outros acharão pouco aquilo que aqui falo... Posso falar de várias coisas, primeiro dos sentimentos, o mais importante... Depois da chegada a casa o amor desvaneceu, pela casa, pelo marido, pelos cães e olhava a bebé com alguma surpresa e susto, pensei "raios, o que é que fui fazer", a segunda semana passou e muitas lágrimas correram, sim não tenho vergonha de o assumir. Terceira semana protecção feroz, ninguém fica com ela, só eu... eu faço tudo o que lhe diga respeito... Amor avassalador, que cresce a cada dia, organização no seu melhor, fazemos tudo juntas, até um xixi com ela ao colo, sim, afinal é verdade! Aqui dava jeito ter uma espreguiçadeira para a deitar mesmo ali à minha frente para poder estar descansada. E depois de falar na espreguiçadeira vou-vos dizer aquilo que comprei e tenho vindo a comprar que faz falta e aquilo que não interessa para nada, pois passado um mês já vai dando para ver.

Uma das maravilhas que comprei foi uma almofada de posicionamentos para a gravidez, foi excelente, escusava de ter um mar de almofadas à minha volta, tem uma zona de apoio às costas, à zona da barriga e para colocar no meio das pernas, e se na altura foi boa, agora serve de tudo e mais alguma coisa, para apoiar braços, para fazer de barreira, etc, foi cara, mas valeu o investimento. Toalhitas... nunca pensei prescindir delas, a sério... já experimentaram usar? É que aquilo é gelado e depois de desentupir a tripa e normalizar a frequência dos cocós sinceramente o resultado estava a ser algum rubor na zona da fralda, acabei com elas, só mesmo quando formos à rua (que pelo andar da carruagem também não vai ser assim a loucura, pelo menos enquanto o tempo não deixar), sou adepta das compressas 10x10, mais baratas e comprei também um termo que tem sempre água quentinha... Porque estar sempre a ir a correr abrir a água para aquecer também não estava a ser prático, e nestas alturas em que estamos sozinhas as duas precisamos de ser práticas. Para aquecer a água comprei há algum tempo um fervedor ou chaleira eléctrica, e sim dá jeito, no meu caso que dou leite adaptado é mais prático, sabemos que não há, neste caso, necessidade de ferver a água, mas convém alguma temperatura para misturar o leite, logo viva o fervedor!! No meu caso que tenho uma casa com dois pisos, arranjei muitas coisas a dobrar, pomadas a dobrar, termos a dobrar, chuchas a dobrar. Em relação aos produtos de higiene sempre tive uma queda pela marca Uriage, pelo cheiro e pela qualidade, e porque os meus sobrinhos sempre a usaram enquanto bebés. Gosto do gel lavante, e da água, infelizmente o linimento e o creme de muda da fralda não me está a encantar, primeiro o linimento não tem a gordura necessária que dizem e o creme não alterava o aspecto ruborizado da zona da fralda. Tinha comprado numa promoção a pasta de água da Eryplast da E45 Lutsine e estamos a gostar bastante. Com o tempo vou experimentando algumas linhas que me agradam, esperando que a pequena não tenha tendência às alergias como a mãe. As fraldas, talvez aquilo em que se investe mais, gastam-se mesmo muito, e estou a gastar a marca dodot sensitive, pelo menos para já... Lá mais para a frente vamos ver novas marcas, se for caso disso. O que não tinha e tenho feito à medida que vemos que não damos à conta, são os babetes impermeáveis, isto porque não está fácil a coordenação sucção na hora da paparoca. Molham-se colarinhos, babetes e fraldas de pano, que decidi cortar a meio e fazer mais pequenas porque são realmente muito grandes e assim não rende. Biberões são aos pontapés, temos da marca Avent, Chicco natural feeling, Nuby e tommee tippee... enfim, todos anti refluxo, anti cólicas, e baixo fluxo, mas este assunto fica para uma próxima publicação. 

O que comprei e nem uso por aí além é o termo chicco que foi super caro e não me serve de muito, não parece prático, nem mantém a temperatura lá muito bem. Tenho um trocador de fraldas da vertbaudet que é bem mais prático do que o do IKEA (que acabei por oferecer), acabo por usar resguardos de celulose quando nos deslocamos ou na parte de baixo da casa. A roupa ainda está à espera da pipoca crescer e não me arrependo de ter comprado tamanhos zero. Os tamanhos zero verdadeiramente pequenos são os da vertbaudet, mas se soubesse o que sei hoje tinha comprado babygrows dos desapertar na zona da fralda e não na zona das costas, a sério, onde estavam com a cabeça quando fizeram aquele modelo. Por muito habilidosa que me faça a mudar a fralda durante a noite é inevitável um abanão maior para desapertar e apertar aquilo. Em relação às quantidades e necessidades de roupa noto que no nosso caso a roupa suja-se mais pelo leite. Como estamos em casa só veste calças com pé, body, babygrow e anda com uma manta fininha de flanela sempre enrolada, dispensei as meias, andavam sempre a sair e não estava a ser prático. Tenho talvez meia dúzia para cada tamanho e só tenho até ao 1-2 meses porque nalguns casos são de 60 cm e a pequena ronda pouco mais dos 50 cm.  Na rua sai sempre com tudo o que já disse, mais um gorro e um casaco, e os casacos ainda bem que não foram pequenos porque por cima do babygrow ela ia ficar mesmo muito enchoiriçada.  

Nas últimas duas semanas deu para a Chiquitita ficar ranhosa, eu ficar ranhosa e na semana a seguir eu ter uma urticária por intoxicação alimentar. Custou a passar e somos fortes as duas, não foi fácil trocar a fralda e coçar a cara e o resto ao mesmo tempo. Esperando que tão cedo não apareça mais nenhuma maleita, estamos cá as duas, sempre juntas! O nosso mês foi assim, passou rápido, tal como as últimas semanas da gravidez. Tenho dias em que a desejava na minha barriga novamente para a poder proteger, mas cá fora o amor é tão maior e tão mais intenso, que apesar dos medos vamos conseguir.


2 comentários:

  1. Parabéns por um mês e acredita que o primeiro é o mais duro, depois começa o coração a expandir e a explodir, ela a interagir cada vez mais contigo, uma delícia! beijinhos grandes Martinha!

    ResponderEliminar