terça-feira, 25 de novembro de 2014

A minha encharpe

Comprar às vezes de forma alucinante "carradas" de novelos de lã não só não é saudável, como não vemos nada acabado, concretizado. Um dos novelos que comprei há bastante tempo foi o Zauberball laceball na loja Maria Cenoura e resolvi procurar um projecto no ravelry. Procurei, adicionei uma data deles aos meus favoritos (numa vida talvez consiga ir fazendo alguns, a ambição e o sonho de ser uma tricotadeira q.b continua). Escolhi um molde da autora Kelly Faller, grátis e muito bonito. Ao ter começado com um fio tão fino espero perder de vez o medo e ir olhando mais para tudo o que vem nas etiquetas dos novelos e dos termos que já vou dominando, mas nada que a internet não dê uma ajuda. Vi-me um pouco atrapalhada na parte em que tive de bloquear a encharpe, mas também aí existem várias dicas por aqui, eu gostei desta dica da Sofia Algarvia da Tricot das Cinco  (outra loja ;) ). À medida que for apresentando os projectos vou-vos mostrando o fio, a loja e o projecto. Existem mais sítios na net para além do Ravelry, apesar deste ser o que abrange muitos outros, e tem bastantes modelos em português, caso seja essa a escolha. 

Nada complicado está tudo aqui neste mundo. Difícil mesmo é não perder muito tempo aqui e pôr as agulhas a trabalhar. 


*nota: ao dar a indicação da loja pretendo somente facilitar a vida a quem gosta do fio, não pretendo de todo fazer qualquer tipo de publicidade*

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Insta weekend # Porque disse que ia fazer mais....

Infelizmente não pode ser logo tudo como nós queremos. Primeiro tenho de ser mais sustentável e só depois avançar para o incerto, pois não podemos "comer do ar". Confuso?! Acompanhem-me por aqui e vão perceber.

Este fim de semana fiz mais...

Fui aprender tecelagem com o Carlos e gostei bastante (também gostei de matar saudades da Gata), agora estou a ir onde a imaginação me leva, e vou aprendendo por tentativa erro (o tear é do Carlos, este é pequeno e mesmo bom para aprender, ele tem um mesmo muito grande com coisas que eu ainda não sei o nome ;) )

E fui à praia porque estava sol (mesmo que por instantes) e precisei ir ver o mar para respirar fundo e não dar um pontapé numa pedra :) (é a vantagem de viver perto das Costa Vicentina )



*confuso? naaaa agora cá... tenho dias beeeem piores :)

domingo, 23 de novembro de 2014

O que eu devia estar a fazer mais...

... a viver mais em todos os sentidos, definitivamente o que foi já deu aquilo que tinha a dar e eu, bem, eu quero mesmo é mudar pois mesmo aqui há muita coisa para fazer, e aquilo que dizemos que precisamos, se calhar nem precisamos assim tanto. O tempo é aquilo que nos dá muito, mas só se for bem aproveitado. Fiz tudo o que podia pelos outros, pelos meus, dei tudo, com e sem condições, e acreditem foi frustrante, angustiante, triste, mas eu dei acima de tudo a minha compreensão, as minhas mãos, o meu abraço. Agora estou a perder a essência de fazer, de cuidar, é um monte de acções atabalhoadas, sem princípio nem fim. Vou fazer mais, mas por mim, e não é egoísmo, as circunstâncias da vida fizeram-me escolher o meu trabalho, foi mesmo este trabalho que eu agarrei, um pouco mais tarde, é certo, foi este trabalho que me deu oportunidades de aliviar as mentes perturbadas de doentes e famílias, foi este trabalho que me levou a escolher uma área muito específica (Cuidados Paliativos) e foi esta arte de cuidar e a pessoa que sou hoje que me permitiu ultrapassar e viver momentos que eu jamais pensaria encarar com tanta naturalidade, mesmo sabendo que a vida não é lá muito justa e é sem dúvida efémera. Por estas razões e outras mais preciso para breve de fazer uma mudança, preciso viver mais e cuidar mais de mim...


domingo, 16 de novembro de 2014

Capas para livros/ Cover Book





Capas para proteger livros considerados grandes, média de 500 páginas (só livros mais grossos merecem talvez uma capa protectora pois levam algum tempo a ser lidos), todos com um separador. Personalizáveis, normalmente é só dizer a cor que não se gosta :) !!

sábado, 15 de novembro de 2014

Casinha de Leitura # Sábado

E digam lá que num fim de semana como este, entre o sofá, a manta e a lareira; umas vezes a dar um avanço no tricot que está no saquinho e a máquina de costura para ir adiantando as prendinhas de Natal; não sabe bem dar uma olhadela através do pc, tablet ou telemóvel a estas sugestões que aqui vos deixo? Todas inspiradoras, todas muito giras... encontrei nas minhas pesquisas, partilhei aqui! 


Boas leituras amigas/os

Beijinhos e abraços da Martinha!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Quentinhos e terapêuticos !?!

Durante a semana, apesar de nem sempre conseguir conciliar o horário laboral com o pós laboral lá vou adiantando algumas prendinhas, alguns pedidos (alguns em atraso), e trabalhos que estavam encostados, sim tudo ao mesmo tempo, pois é assim que a cabeça está ocupada e desta forma nunca irei parar nesta luta de manter viva as artes manuais, os lavores, ou o que lhe queiram chamar.

Depois de há alguns meses ter apanhado uma dose considerável de alfazema (da nossa "produção"), pensei que desta vez não haveria de fazer saquinhos de cheiro, mas sim algo mais utilitário. Nos últimos meses as minhas tendinites têm-me dado maus dias e más noites (a profissão de enfermagem que é ter um trabalho e não um emprego tem destas coisas e não são precisos muitos anos para darmos cabo de tudo, no meu caso 10 anos) e assim pensei que fazer uns sacos de trigo (capacidade de grande absorção e de reter a temperatura) e juntar a dita alfazema (que segundo alguma pesquisa tem propriedades calmantes e relaxantes) para minimizar o consumo de anti-inflamatórios e empelastros da farmácia e sei lá mais o que para aí há à venda.

Fiz uns quantos para mim, mas para variar um e mais outro não vieram sós, fiz mais um e mais outro e ainda... enfim, ainda bem que a tendinite abrandou, agora se ficar com algumas dores nas "cruzes" já tenho a solução :). Estão disponíveis nas medidas que permitem uma maior "aderência" às formas do nosso corpo, aproximadamente 25cm x16cm, trazem uma fronha para ser possível lavar, para poder remover durante o processo de aquecimento (microondas/forno) ou arrefecimento (congelador), ambos os tecidos (fronha/almofada) são 100% algodão. Depois de alguma pesquisa juntei algumas indicações de utilização e alguns pormenores sobre os benefícios da utilização da mesma, que vão juntamente com os saquinhos.

Uma excelente prenda não acham?





Para mais informações, ou encomendas não hesites, contacta-me por email :) rapidamente darei uma resposta!!

Beijinhos e abraços da Martinha  

domingo, 9 de novembro de 2014

Casinha de Leitura # Domingo

Hello people! Hoje é Domingo e até teve um dia escapatório para secar roupa, lavar roupa and so on... Não era suposto ser assim, mas hoje acabo o meu domingo cansada e sem vontade de mexer mais um dedo que seja. Acabei a minha tarde a arrumar a minha sala de trabalho (e confesso que ainda não acabei :p) e a pensar que não tarda nada o Natal está aí e muitas pessoas, tal como eu, gostam de fazer os seus próprios presentes. A casinha de leitura tem que dar ideias às/aos amigos que por aqui passam, por isso espero que gostem...e mãos à obra, porque vai passar mesmo a correr. Um conselho?!!! Uma prenda gira, útil e simples, pessoas diferentes a mesma prenda ;) Vamos lá então dar um olhinho.

  • Flamingo Toes (Ideias para decorar a casa, pequenas prendinhas, ...)
  • A beautiful mess (Já falei nestas duas meninas e volto a falar, pois estão sempre na onda)
  • Andrea's Notebook (Mais prendinhas... e vá não se percam, pois o objectivo é serem práticas e... rápidas)
  • Fellow Fellow (Deliciem-se :) )
BOAS leituras !!!

sábado, 8 de novembro de 2014

Insta week


* umas coroas de Natal, outras intemporais, são elas que me vão consumindo algum tempo (haverá mais)
* uma amostra que gostei de ensaiar, estou a treinar os bloqueios, mais vale começar com uma amostra
* uma chaminé que ando a ver com frequência

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pérolas?? Raios que o/a parta...

WTF?? Não sou de dizer asneiras... Ora cá vai, há cerca de dois anos cheguei a casa e tinha muitas visualizações, sendo que a média diária, dependendo da frequência com que coloco posts são 60 visualizações, mas isso não interessa nada para aqui... Nesse dia achei estranho, e nessa altura ainda não tinha o controlo sobre os comentários, sendo possível todos comentarem. Tinha feito publicações com imagens de uma marca registada e com todos os direitos reservados e (não tinha nenhuma experiência) sem saber poderia ter-me visto em maus lençóis, pois nessa altura fui completamente enxovalhada por pessoas que jamais vou conhecer! Ok tudo corrigido! Entretanto coloquei limites nos comentários.
Este fim de semana resolvi fazer um post a partir do telemóvel, azar o meu, dei uma calinada no português e catrapumba, caem logo a fazer comentários anónimos e infelizmente apaguei. Dizia qualquer coisa do gênero "decher? Mas não há um corrector automático. Mal encontrei esta pérola parei logo ali" uma porcaria desse género, e sim digo porcaria, porque eu como seguidora de blogs por vezes também posso encontrar alguns erros ou algumas gralhas ou alguma "coisa" fora do sítio, mas jamais sou ofensiva, ou mal educada, a não ser que o objectivo seja esse! 

Desculpem o desabafo, não sou nada destas coisas. A quem encontrou esta "pérola" por engano e não gostou, pode sair por onde entrou.


sábado, 1 de novembro de 2014

Sejam originais,sejam portugueses

Queremos ser melhores? Será o melhor a tecnologia, os produtos em série, o IKEA? (É uma solução para algumas alturas da vida,não digo que não) os cafés de comida rápida... Vinha eu a descer a costa vicentina Cercal-Sagres ali por aqueles caminhos da Zambujeira do Mar e voltei a ficar surpreendida com o trabalho que ali está feito em termos de exploração agrícola, e não há dúvida que os "estrangeiros" trabalham mesmo. E nós??? Falei o caminho todo com o meu mais que tudo (já não me podia ouvir) sobre a falta de amor ao nosso país. E disse-lhe "este país é nosso, tratas mal aquilo que é teu?" Pois é, neste momento preocupa-me a falta de carinho e a falta de zelo daqueles que se decidiram a "tomar conta" daquilo que é nosso... Ora decidi assim, como gosto do que é "original" incentivar o meu mais que tudo e todos aqueles que persistem a não desistir do trabalho tão original e único que fazem.... (O meu marido é carpinteiro e sim tambem temos em casa aquela estante dos quadrados... ;) ). E eu vou querer aprender sempre mais em relação às rendas daqui e de lá, aos bordados, às malhas feitas com agulha simples e com barbela, e em relação àquele amigo que faz tecelagem e que está a ficar velho.... Ninguém quer saber por isso vou ser mais eu, mais portuguesa, vou ser original!!