terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"Baby blues" ou as hormonas aos saltos!!

A bebé nasceu, ambicionei um parto normal, fiz tudo para que fosse normal. Emagreci, controlei a dieta, caminhei... ambicionei de mais, mas no momento em que já estou há 12 horas em trabalho de parto peço ao médico que avance para a cesariana, ela não está nem perto nem com vontade de sair... Estava estranhamente calma, senti tudo, repuxa para aqui e para ali. Nasceu e chorou logo... pensei, já cá está... chorei muito, fiquei com as lentes dos óculos embaciadas (levei os óculos, é verdade...) a minha frase foi " é tão pequenina!"... depois desapareceu tudo e fiquei a ser cosida (soa mal, mas eu senti-me assim mesmo) sozinha, com frio e muita comichão.... o meu pensamento foi que tinha chorado e que não ia ter medo de ser mãe e de amar a minha filha... Passados três dias chegamos a casa, à realidade que nos esperava, e o click, atrás da porta de casa esperava também o baby blues. Pensei logo que ia ter uma depressão ou coisa parecida, meti na cabeça que sim, e mesmo que não quisesse tive. Foi uma mistura de melancolia, desespero, medo de ficar com a bebé e falhar, raiva por ter dúvidas se a amava, descompensação hormonal, subida de leite, privação de sono... Na segunda semana tudo tal e qual, resolvi falar com uma amiga que me falou da possibilidade de apoio, mas ela foi o apoio... tive ansiosa, falei com o meu médico ob. e ele disse-me que era normal, acrescentou que vão haver dias que só nos vai apetecer jogá-los pela janela, mas por favor para não o fazer (jeito suave e bem disposto, pôs-me logo a sorrir... adoro o meu ob). Duas semanas e tudo mais calmo, a privação do sono é agora natural e as hormonas que vieram para ficar fazem o seu trabalho. Há curtos momentos em que penso que vai janela fora, mas logo de seguida vem um amor maior que este mundo e o outro. Tive momentos (o que será que ainda aí vem) em que pensei que merecia mais apoio e que deveria ir para perto ou das minhas irmãs ou de alguém, cheguei a chamar uma amiga para lhe pegar ao colo só para ir ao wc e chorar mais um bocado, apercebi-me mais uma vez por mim e por todas as mães que passaram por isto, que é normal e mais cedo ou mais tarde organizamos-nos e daqui a nada o tempo passou e já tenho saudades.

*hoje às 5h30 da manhã tivemos festa e um campeonato entre mãe e filha, o campeonato era onde dormiria a chiquitita, na cama dela (a noite passada foi belíssima) ou junto a mim (foi a primeira noite e acabou a palheta)... tive segundos de loucura e resolvi adormecê-la ao meu colo, para não me deixar dormir peguei no telemóvel e ouvi esta música que anda aí a deixar muitas mães com a lágrima no canto do olho, e eu não fui excepção! Abracei-a calmamente e às 7h45 empatamos o campeonato... ficou a dormir na caminha dela!


notinha: para quem se lembrar de descer até aqui... e para quem já me conhece aqui nesta blogoesfera já sabe que conto tudo para partilha, por não ser a única. Para quem não me conhece assim tão bem fica a saber que sou assim desde sempre (a minha mãe fez-me educadinha, mas sem filtro ;) ) 


Sem comentários:

Enviar um comentário