domingo, 10 de junho de 2012

Dia de Portugal...



Hoje por cá neste País em que ainda vivemos, é feriado Nacional. É Domingo bem entendido, e talvez por isso ainda seja feriado. Quero acreditar que não nos tirem este feriado, ou não fosse o dia deste País. Para mim os feriados têm sentido pela sua história, mas nada mais. Ter um feriado a meio da semana, fazer ponte, fins de semana grandes para mim nunca me disse nada. Trabalhei por turnos e nunca valorizei se era ou não feriado pois temos que estar sempre a trabalhar, mesmo nesses dias, e as pessoas precisam de nós, mesmo nos feriados. Talvez por não ter noção dos feriados tenho sempre a curiosidade de saber o início e o porquê deste ou aquele feriado, não só os nacionais, como também os internacionais, ou até os de outros países. Já tem calhado estar de férias no estrangeiro, ou mesmo no próprio país, mas noutras cidades e ser feriado. Vou sempre pesquisar o que aconteceu. Esta veia cusca e curiosa tem que se lhe diga.


Apesar de fazer parte da história e de na Escola se aprender estas coisas ( acho eu que ainda se aprende) Resolvi fazer um apanhado, para que nunca me esqueça. Até assinalo datas, não vá o Alemão pregar uma partida e esquecer-me delas ( por acaso os Alemães ontem pregaram-nos uma partida... bolas!)


Dia de Portugal, de Camões (1524-1580, porque era o génio da pátria e os republicanos atribuíam ao 10 de Junho esse significado) e das Comunidades Portuguesas. Maior significado a partir do Estado Novo, regime instituído em 1933 por Oliveira Salazar. Foi a partir deste ano que se começou a festejar o 10 de Junho a nível nacional, até então era um feriado camarário. Durante o Estado Novo continuou a ser o Dia de Camões. O regime apropriou-se de alguns heróis da república no sentido nacionalista e de comemoração colectiva histórica.
Até ao 25 de Abril de 1974 o "10 de Junho" era conhecido como o dia de Camões, de Portugal e da Raça. Com uma filosofia diferente, a Terceira passou-se a chamar Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas em 1978.







(imagem retirada do google)

Sem comentários:

Enviar um comentário